Primeiro banco de dados sobre a doença de Chagas

Para facilitar a pesquisa sobre a doença de Chagas, foi realizada uma curadoria manual de todos os artigos correspondentes à “doença de Chagas” referenciados no PubMed. Todas as moléculas desreguladas em hospedeiros (todos os mamíferos, humanos, camundongos ou outros) após a infecção pelo T. cruzi foram recuperadas e incluídas em um banco de dados, denominado ChagasDB. Foi criado um site para tornar esse banco de dados acessível a todos. Foram analisados 193 artigos que datam de 1945 a 2022 e foram coletadas informações sobre moléculas presentes em hospedeiros associados à infecção por T. cruzi.
As informações coletadas foram resumidas em um banco de dados on-line de acesso livre (https://chagasdb.tagc.univ-amu.fr) e em um arquivo para download. Dessa forma, qualquer molécula de interesse pode ser facilmente encontrada, seja qual for o organismo, seu tipo ou a cepa do T. cruzi responsável por sua desregulação.
O site for desenvolvido de modo que o usuário possa acessar o ChagasDB por meio de consultas, mas também que faça o download de todo o banco de dados.
É sempre possível que uma de suas moléculas ou genes favoritos esteja faltando. Nesse caso, basta preencher o formulário on-line ou nos enviar os itens que faltam.
Esse banco de dados foi projetado para ser o mais interativo possível.
Em suas publicações futuras, se possível, cite esse banco de dados como referência.
Brochet P, Mouren JC, Hannouche L, Lopez F, Ballester B, Cunha-Neto E, Spinelli L, Chevillard C. ChagasDB: 80 years of publicly available data on the molecular host response to Trypanosoma cruzi infection in a single database. Database (Oxford). 2023 May 23;2023:baad037. doi: 10.1093/database/baad037. PMID: 37221041.
Aproveite!