O Ministério da Saúde do Brasil implementou a ficha de notificação para doença de Chagas crônica pelo sistema de Informação E-SUS Notifica.
Até 2020, apenas a fase aguda do agravo passava pela notificação compulsória. Em maio de 2020, foi publicada a Portaria nº 1.061. O documento incluiu a DCC na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, mas até então não havia Sistema informatizado para coleta sistemática dos dados.
Como estratégia de implementação da Vigilância de crônicos o Ministério da Saúde está organizando um Webinário – para o mês de fevereiro – sobre os objetivos, fluxos e a operacionalização da ferramenta e-SUS Notifica para notificação das pessoas confirmadas por doença de Chagas crônica. Ainda, está programado treinamentos presenciais para impulsionar a Vigilância da doença.
Os documentos oficiais para notificação já estão disponíveis no site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doenca-de-chagas/arquivos/2023/guia-para-notificacao-de-doenca-de-chagas-cronicas-dcc