Estão abertas, até o dia 1º de abril, as inscrições para a 11ª edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (XI CCCP). Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro será realizado de modo híbrido nos dias 13 e 14 de abril.
No primeiro dia (13), a programação será inteiramente on-line, com transmissão ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube. Já as atividades do segundo dia (14) acontecerão presencialmente, no Auditório Emmanuel Dias do Pavilhão Arthur Neiva (Fiocruz Manguinhos-Maré, Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro).
Neste ano, o evento terá como tema ‘100 + 14 anos da descoberta da doença de chagas: O tempo não para – O novo normal pós-pandemia: impactos na doença de Chagas’.
As inscrições devem ser feitas na página da iniciativa no Campus Virtual Fiocruz.
Entre os tópicos escolhidos para esta edição, o impacto da pandemia da Covid-19 sobre a doença de Chagas estará em foco. Especialistas discorrerão sobre como a emergência de saúde provocada pelo SARS-CoV-2 afetou a assistência recebida pelos pacientes com Chagas, bem como a manutenção da vigilância e do controle vetorial da doença de Chagas em meio à pandemia da Covid-19.
Também estarão em foco novas terapias para o enfrentamento da infecção e interação entre o parasito Trypanosoma cruzi e hospedeiro. Confira a programação completa.
A XI CCCP é organizada pelos pesquisadores do IOC André Roque, do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos, e Rubem Menna-Barreto, do Laboratório de Biologia Celular.
Este texto foi originalmente publicado por Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz. Leia o original aqui.