DNDI AMÉRICA LATINA

Sobre a Organização

Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, (DNDi sigla em inglês de Drugs for Neglected Diseases initiative) é uma organização sem fins lucrativos de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) orientada pelas necessidades dos pacientes, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para milhões de pessoas em situação vulnerável que são afetados por doenças negligenciadas, em particular a doença de Chagas, as leishmanioses, a doença do sono, o HIV pediátrico, a Hepatite C, as filarioses e Micetoma.

Foco

Para fazer face aos desafios da doença de Chagas no continente, a DNDi e seus parceiros atuam em três frentes:

  • programa de pesquisa e desenvolvimento investiga um novo regime de tratamento, mais seguro e tolerável, com doses mais baixas dos medicamentos já existentes, e/ou um tratamento com duração mais curta. Outra linha de investigação busca uma combinação entre o tratamento já existente e um novo medicamento. Ao mesmo tempo, a DNDi busca ferramentas que permitam determinar melhor os indicadores de cura, uma vez que uma lacuna importante é a falta de um teste que comprove com acurácia se o paciente está curado e livre da doença.
  • programa de eliminação de barreiras, em curso na Colômbia, na Guatemala e no Brasil, é um projeto inovador da DNDi América Latina que complementa o trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Ele visa a ampliar o número de pessoas diagnosticadas e tratadas com os medicamentos existentes, aplicando um modelo centrado nos pacientes e com atenção integral. Por meio de parcerias com atores locais e sob a liderança do(s) Ministério(s) da Saúde, ele garante que as transformações alcançadas tenham caráter permanente e que, quando novos medicamentos estiverem disponíveis, eles chegarão àqueles que mais precisam.
  • A DNDi também coordena a Plataforma de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas, uma rede de pesquisadores que colaboram para superar os desafios da pesquisa e desenvolvimento para a doença de Chagas.

Contato