FIOCRUZServiços
Homepage ->

» Centros de referências

Andréa Silvestre de Sousa
Oswaldo Cruz Foundation, Evandro Chagas National Institute of Infectious Diseases, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.
Federal University of Rio de Janeiro, School of Medicine, Department of Internal Medicine, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.

As pessoas com suspeita de doença de Chagas podem e devem ser diagnosticadas na atenção básica, não sendo necessária a busca de centro especializado na doença. Assim, o diagnóstico (sorologia) deve ser realizado de forma apropriada nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) ou equivalentes, sendo apenas encaminhados aos centros de referência aqueles pacientes que de fato precisam de uma atenção especializada. Desta forma, na atenção básica de saúde, a maior parte dos pacientes será atendida, uma vez que a doença tem progressão variada, na maioria das pessoas não precisa de unidades especializadas. Apenas aqueles que requerem maior atenção, são encaminhados aos centros de referência, locais com a capacidade de fazer desde o diagnóstico apropriado até o atendimento em todos os seus níveis de complexidade. Nesses centros, a confirmação do diagnóstico é feita e o acompanhamento do paciente realizada mais de perto.