FIOCRUZServiços
Homepage -> População & Associações -> São Paulo

São Paulo 24/08/2018

Associação dos Portadores de Doença de Chagas de Campinas e Região-ACCAMP

 

 

1– Imagem do Grupo

 

2-Endereço completo:  Rua Vital Brasil, 251 salas: A-3-173 e A-3-312, Cidade Universitária Zeferino Vaz, CEP 13083-888 – Campinas/SP- Brasil.

3- Telefones de contato:

  • Osvaldo Rodrigues da Silva – Presidente       (19) 3266-4074  (19) 996341930
  • Ana Maria A. Camargo – Conselho Científico (19) 3521-7072 (19)  997924483

4-Email de contato: associacaochagascampinasbrasil@gmail.com

5-Site (não temos)

6-Redes Sociais: Facebook: Associação dos Portadores de Doença de Chagas de Campinas e Região- ACCAMP

7-Lista de atividades desenvolvidas (cursos, workshops, bazares, reuniões e etc).

 

– Reuniões Ordinárias Mensais (geralmente 1ª sexta feira de cada mês).

 

– Seminários anuais sobre o tema de doença de Chagas e doenças Negligenciadas

– Participação em atividades relacionadas à saúde, defesa da vida,  do Sistema Único de Saúde- SUS, de direitos para uma melhoria na atenção as pessoas afetadas pela doença de Chagas

– Participação da Marcha dos Excluidos realizada no final do desfile de 7 de setembro e do Dia Mundial da Saúde.

 

– Explanação e debate sobre o papel das organizações civis para alunos graduandos da Universidade Paulista-UNIFESP (Baixada Santista), Pontificia Universidade Católica de Campinas e Universidade Estadual de Campinas.

– Exposição de poster sobre a atuação da ACCAMP em seminários da Ouvidoria do HC/UNICAMP e Seminário dos Técnicos da UNICAMP.

– Organização e participação em seminários locais,  regionais sobre doença de Chagas e doenças Negligenciadas .

– Participação em seminários, fóruns, wokshops, congressos relativos a doença de Chagas e sobre Saúde em geral na qualidade de participante e de expositores em mesa redonda.

– Integrante da Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas-FINDECHAGAS ocupando a presidência nas gestões de 2012-2014 e 2014-2016.

 

 

– Elaboração de material educativo sobre doença de Chagas e Doenças Negligenciadas e de divulgação da Associação.

– Atividades de educação e saúde junto aos serviços de saúde: HC/UNICAMP e Unidades Básicas de Saúde de Campinas e Região nas salas de espera de consultas ambulatoriais, por ocasião da realização da Semana Municipal de Conscientização às Doenças Negligenciadas.

– Mobilização junto ao Poder Legislativo municipal, estadual e federal para criação de legislação que institui a semana de conscientização e enfrentamento da doença de Chagas contextualizada no rol das doenças negligenciadas  tendo a ACCAMP um importante papel neste processo que resultou na instituição nos municipios de abrangência de sua atuação regional as seguintes leis:

  • Lei Municipal nº 3461/2013 em Santa Bárbara d’Oeste/SP alusiva ao Dia do Portador da Doença de Chagas
  • Lei Municipal nº 2843 10 de abril de 2014 em Santo Antônio de Posse/SP Dia do Portador da Doença de Chagas
  • Lei Municipal nº 15.388 de 22 de março de 2017 que insituiu no Calendário Oficial do Município de Campinas a Semana da Cosncientização sobre as Doenças Negligenciadas
  • Projeto de Lei Federal nº 8962 que institui a Semana Nacional da Conscientização sobre as Doenças Negligenciadas (em andamento).

 

– Participação em atividades para arrecadação de fundos para a associação: festas alusivas a datas comemorativas com barraca de venda de churrasco, rifas e outras promoções.

 

 

– Participação de associados da ACCAMP dos Conselhos de Direitos: do Idoso, da Saúde em nível local, regional e municipal

– Participação em atividades do Grupo de Educação e Saúde “Flor da Terceira Idade” formado por usuários do Hospital de Clínicas da UNICAMP e em seminários do Programa Universidade da UNICAMP.