FIOCRUZServiços
Homepage -> População e Associações -> Pernambuco – APDCIM

Pernambuco – APDCIM 24/08/2018

Sobre a Associação

Criada em 1987, a Associação dos Pacientes Portadores de Doença de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (APDCIM/PE), também conhecida como Casa de Chagas é a primeira no mundo dedicada aos pacientes chagásicos, incentivada pelo ambulatório de Doenças de Chagas, que anteriormente funcionava no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE, atua como coadjuvante do Ambulatório realizando ações com a participação de voluntários.

Depois da criação do Ambulatório de Doença de Chagas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) – UPE, a equipe sentiu a necessidade de expandir, não se limitar apenas a abordagem estritamente biomédica, passando para uma assistência mais completa, um atendimento integral à saúde, realizado por uma equipe multidisciplinar. Hoje, essa abordagem é cientificamente comprovada como a melhor opção na condução de pacientes crônicos. A assistência biopsicossocial enxerga também a pessoa, sua história, sua família, assim como o seu contexto socioeconômico. Para isso, era preciso um grupo de profissionais que ajudasse os diversos aspectos da realidade do paciente. Foi assim que surgiu a Associação Pernambucana dos Portadores de Doença de Chagas, com o lema “Um Compromisso com a vida”, a primeira associação de portadores da enfermidade em todo o mundo. O ambulatório assumindo o tratamento farmacológico e não farmacológico da enfermidade de Chagas, insuficiência cardíaca de etiologia chagásica e não chagásica, além da indicação e acompanhamento a pacientes portadores de marcapasso (MP) e cardiodesfibrilador implantável (CDI). Em meados de 2000, as atividades do ambulatório e da associação já se difundiam muito além de Pernambuco. Em 2006, com a inauguração do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco – Procape, idealizado e fundado pelo professor Ênio Cantarelli, somado ao aumento do número de pacientes, principalmente portadores de IC e MP.

A Associação tem servido de estímulo à criação de outras associações análogas no Brasil (São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro), e, até, no exterior, em mais de 14 países dos cinco continentes. Em 2009, a Associação e o Ambulatório, com o apoio do Procape/UPE, promoveram um encontro de Associações, em Olinda, culminando com a criação da Federação Mundial de Pessoas Afetadas pela Enfermidade de Chagas (FINDECHAGAS).

Foco

A missão da ONG é dar assistência tanto na parte psicológica quanto na pessoal. Há reuniões semanais, nas quais médicos cardiologistas, assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras e nutricionistas esclarecem dúvidas dos pacientes e orientam como devem se comportar quanto ao tratamento, já que possuem algumas restrições, mas podem seguir a vida normalmente se tomarem os devidos cuidados.

Contato e Endereços

  • Telefone: (81) 3181-7211
  • E-mail: casadechagas@yahoo.com.br
  • Facebook: www.facebook.com/associacaodosportadoresdechagasdepernambuco
  • Instagram: @casadechagas
  • Endereço: Rua Álvares de Azevedo, 220, Santo Amaro, Recife, PE, CEP 50.100-040

Galeria de Fotos