FIOCRUZServiços
Homepage -> População e Associações -> Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas

Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas 24/08/2018

Sobre o Fórum

Criado em 2016, o Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas é uma iniciativa que aglutina movimentos sociais de representatividade nacional, há décadas atuantes na defesa de direitos fundamentais e na construção de políticas públicas para doenças infecciosas negligenciadas, em todo o país. Juntam-se, assim, os saberes dos que vivem ou convivem com doenças infecciosas e negligenciadas, como Chagas, Leishmaniose e Hanseníase, a experiência das lutas de pacientes e familiares por acesso, diagnóstico e tratamento, a força de voluntários e o conhecimento técnico de especialistas, cientistas e consultores com credenciais e vasta atuação em políticas públicas no Brasil, na OMS e em cerca de 70 países. Este movimento foi constituído a partir da mobilização de pessoas afetadas, representantes de diferentes movimentos sociais, profissionais de saúde, pesquisadores de diferentes áreas, organizações internacionais, dentre outros, visando manifestar expresso anseios da classe afetada através de documentos referenciais em defesa do Sistema Único de Saúde.

Fórum 2021

Cartas

Este produto do Fórum também esteve em todas as edições desde 2016, sintetizando os anseios e as indicações dos grupos representados nas discussões.

Durante toda a programação, os participantes podem contribuir com as reivindicações a serem contempladas na Carta. O documento reúne as pautas e demandas do Fórum e deve ser enviada a autoridades governamentais, gestores, movimentos sociais, organizações, meios de comunicação e sociedade em geral.

Contato