FIOCRUZServiços
Homepage -> Educação e Promoção da Saúde -> Filmes e vídeos

Filmes e vídeos 01/07/2017

Filmes e Vídeos

Projeto CUIDA Chagas – pelo fim da transmissão congênita

Projeto CUIDA Chagas visa ampliar e melhorar o acesso ao diagnóstico, tratamento e atenção integral à doença de Chagas, por meio abordagens inovadoras e sustentáveis para a América Latina.

Camponeses contra doença de Chagas (Argentina, 2015).

Documentário em espanhol com legendas disponíveis em português que conta histórias compartilhadas por organizações camponesas de Córdoba e Santiago del Estero (Argentina) nos permitem compreender parte do quadro em jogo no território. Esses depoimentos também colocam sobre a mesa a persistência de certos preconceitos que estigmatizam as pessoas direta ou indiretamente afetadas por Chagas e seu meio ambiente.

Chagas: Reconhecer aparência, adicionar vozes, encurtar distâncias.

“DOENÇA DE CHAGAS. Reconhecer olhares, somar vozes, encurtar distâncias” é um material audiovisual que reflete um posicionamento particular, no qual a doença de Chagas é reinterpretada a partir de pontos de vista não convencionais (a arte e a revalorização das vozes dos verdadeiros protagonistas). A proposta aborda generalidades da problemática a partir de um olhar integral, utilizando como suporte visual um vídeo ilustração que mostra o processo criativo da realização de 5 imagens em acrílico que ilustram os eixes temáticos do texto.

Juana & Mateo contra Chagas – Trailer e Capítulos 1-8.

Série animada em espanhol dirigidos ao público infantil. Juana e Mateo apresentam um programa de televisão com o objetivo de conhecer e compreender o problema de Chagas. A partir de entrevistas realizadas com especialistas e moradores da comunidade, eles buscam compartilhar conhecimentos e experiências.

Aprendendo a doença de Chagas através da elaboração de uma paródia.  

Ana Flávia Silva Mesquita – Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – anaflaviamesquita@yahoo.com.br Nathália de Assis Rodes – Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – nathaliarodes@yahoo.com.br Marcelo Diniz Monteiro de Barros – Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS, IOC – Fiocruz – marcelodiniz@pucminas.br

Doença de Chagas: O adoecer do coração.

O Caminhos da Reportagem, ao dar voz a pessoas que vivem com a enfermidade, pretende mostrar que a doença de Chagas não ficou no passado. Ela não foi erradicada e ainda existem pessoas sendo infectadas.
http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhos-da-reportagem/2018/08/doenca-de-chagas-o-adoecer-do-coracao

Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas | Médicos Sem Fronteiras

Doença de Chagas: “Quem sente a dor é quem tem que lutar”

O vídeo mostra a criação da Federação Internacional de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas, (Findechagas), composta por associações de diversas partes do mundo.

Doença de Chagas: virando o jogo

O documentário Doença de Chagas: Virando o Jogo mostra depoimentos de moradores de Jaguaruana, Russas e Morada Nova, municípios localizados no interior do sertão do Ceará, onde o contato com o barbeiro faz parte do cotidiano da população.

A vida de barbeiro – SNCT2020

Vídeo aborda de forma lúdica os aspectos da classificação entomológica, do ciclo de vida e da transmissão do agente causador da doença de Chagas.

Dançando e Teatralizando para falar de Chagas

2° Evento do Simpósio de Ciência Arte e Cidadania: Palestrante: Nilva Belo (Presidente da Associação Goiana dos Portadores de Chagas) Data: 29/05/2021 às 18h

Ana Flávia Silva Mesquita – Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – anaflaviamesquita@yahoo.com.br

Nathália de Assis Rodes – Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – nathaliarodes@yahoo.com.br

Marcelo Diniz Monteiro de Barros – Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde – PG-EBS, IOC – Fiocruz – marcelodiniz@pucminas.br