FIOCRUZServiços
Homepage -> Novidades -> Ciclo Carlos Chagas de Palestras: último dia para submissão de resumos

Ciclo Carlos Chagas de Palestras: último dia para submissão de resumos 20/03/2017

 

Fonte: Comunicação/ Instituto Oswaldo Cruz

Ciclo Carlos Chagas de Palestras: inscrições no local

Interessados em participar podem se inscrever no local, respeitando a lotação do auditório. Evento começa nesta quinta-feira, 06/04

:: Programação

:: Livro de resumos

O V Ciclo Carlos Chagas de Palestras será realizado nesta quinta, 06/04, e sexta-feira, 07/04, no Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ). As inscrições online foram encerradas, mas os interessados em participar podem se inscrever no local, respeitando a lotação da sala. Com o tema ‘Interação parasito/hospedeiro: tratar e cuidar do portador crônico da doença de Chagas’, o encontro deste ano é organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares, da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE). As atividades do dia 7 de abril integram sessão especial do Centro de Estudos do IOC.

De acordo com a pesquisadora Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações do IOC, que organiza o seminário juntamente com a médica Cristina Carrazzone, da Universidade de Pernambuco, algumas palestras desta edição vão abordar temas como o tratamento do agravo no Brasil e na Argentina e as condições sócio-epidemiológicas das pessoas expostas ao risco de infecção. “O Ciclo Carlos Chagas foi criado em apoio ao calendário de eventos internacionais na ‘Semana de Chagas’ e à Federação de Portadores da Enfermidade de Chagas (Findechagas), diante da necessidade de manter uma pauta de discussão sobre o agravo, considerando os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Buscamos estimular a reflexão sobre as questões atuais da pesquisa na doença e criar oportunidades para interações entre estudantes e pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais”, afirma ela.

Entre os palestrantes com presença confirmada estão Alejandro Hasslocher, diretor do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz); Marli Maria Lima, chefe do Laboratório de Ecoepidemiologia da Doença de Chagas do IOC; e Wilson Oliveira Junior, médico cardiologista da Universidade de Pernambuco. O evento terá ainda a participação de representantes de associações de pacientes de Pernambuco e do Rio de Janeiro. “Nesta edição, temos o prazer de ser um fórum de comemoração dos 30 anos de criação da Associação dos Portadores de Doença de Chagas, Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatia de Pernambuco (APDCIM/PE) e do 1º aniversário da Associação Rio Chagas”, completa Joseli.O V Ciclo Carlos Chagas de Palestras tem apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC.

Submissão de Resumos

O prazo para envio de resumos está encerrado. Estudantes, pós-doutorandos e pesquisadores com trabalhos em todas as áreas de pesquisa em doença de Chagas puderam submeter resumos de seus estudos. Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentações orais, sendo, pelo menos, quatro para exposições no formato ‘Express Communications’, no dia 6 de abril, e três para a seção especial do Centro de Estudos, no dia 7 de abril. Todos os resumos submetidos ficarão disponíveis online no site do IOC e no portal ResearchGate.

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Vinícius Ferreira
16/02/2017 – Atualizado em 05/04/2017
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)